TORNEIO DE XADREZ 2025 AERDL

TORNEIO DE XADREZ 2025 AERDL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA DONA LEONOR

ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA DONA LEONOR E ESCOLA BÁSICA EUGÉNIO DOS SANTOS

MAIO E JUNHO DE 2025

Fotos do torneio de xadrez

Regulamento do Torneio de Xadrez do Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor

1 - Formato do Torneio:

a) O torneio será disputado em partidas rápidas de xadrez, com a duração máxima de 30 minutos totais. Cada confronto será composto por três jogos. As eliminatórias serão disputadas em séries de 4 jogadores, jogadas em dias a definir pelo CREM e pela BEES e realizadas nas respectivas escolas.

b) A eliminatória final será realizada na Escola sede do AERDL e penas podem participar os finais 8 jogadores, 4 de cada escola participante, independentemente do número de alunos participantes por escola.

c) A vitória será declarada quando ocorrerem as seguintes situações:

1 – Esgotamento do tempo do adversário.

2 – Por xeque-mate.

3 – Por desistência do adversário.

4 – Por lance ilegal segundo as normas das regras básicas (abaixo definidas).

2 - Sistema de Emparceiramento:

O emparceiramento dos jogadores nas eliminatórias será realizado por sorteio e a disputa das eliminatórias não tem de ser simultânea, exceto na final.

3 - Participantes:

a) O torneio está aberto a jogadores/alunos do terceiro ciclo e secundária, da ESRDL e da EBES do AERDL, de todas as idades e níveis de habilidade.

b) A inscrição deve ser realizada previamente, em prazo a definir, indicando nome completo, idade, ano de escolaridade e turma.

c) Se assim for decidido, por consenso entre os PB, pode ainda decorrer um torneio paralelo, experimental, do 2º ciclo na EBES, se houver justificação plausível.

4 - Horário e Calendário:

a) O torneio terá início em calendário a definir, de acordo com os alunos inscritos, e os jogadores devem comparecer com antecedência, a definir, para o registo e confirmação da participação.

b) A não comparência equivale a uma derrota, sendo declarada a vitória do adversário (sendo equiparada ao ponto 3 da alínea c) do artigo 1).

5 - Ritmo de Jogo:

Cada partida terá o ritmo de 15 minutos para cada jogador, sem tempo adicional.

6 - Pontuação:

Vitória: 1 ponto por jogo. Empate: 0,5 ponto por jogo. Derrota: 0 ponto por jogo.

7 - Desempate no final do torneio:

Em caso de empate no número de pontos, os critérios de desempate serão, respectivamente e por ordem de esgotamento de possibilidades:

a) Maior número de vitórias.

b) Confronto direto entre os jogadores empatados (apenas um jogo).

c) Sorteio.

8 - Conduta dos Jogadores:

a) É esperado que os participantes mantenham um comportamento respeitoso e desportivo durante todo o torneio.

b) O uso de dispositivos eletrónicos durante os jogos é estritamente proibido, exceto com autorização expressa da organização.

9 - Arbitragem:

O árbitro é um professor nomeado pela organização e as suas decisões são finais e devem ser respeitadas por todos os participantes.

10 - Prémios:

a) Prémios serão concedidos aos três primeiros classificados.

b) Outros prémios especiais poderão ser atribuídos conforme critérios a definir pela organização.

11. Considerações Finais:

a) A participação no torneio implica a aceitação deste regulamento.

b) Apenas pode estar presente público na final, com a obrigatoriedade de se manterem em silêncio. Apenas serão permitidas palmas no fim de cada jogo, de 30 em 30 minutos.

c) A organização reserva o direito de efetuar alterações ao regulamento, se necessário, informando os participantes previamente.

Aproveitamos para desejar a todos os participantes boa sorte e momentos emocionantes de xadrez durante o torneio!

Regras básicas de xadrez, para este torneio

Apresenta-se agora um guia rápido das principais regras do xadrez que deves ter em conta antes de participar neste torneio.

Quais são as formas de se terminar um jogo no xadrez?

1 – Xeque e Xeque-mate

Xeque é o termo que se usa para dizer que o rei está a ser ameaçado por outra peça. Quando isso acontece, o jogador é OBRIGADO a proteger o seu rei, seja capturando a peça atacante, bloqueando seu caminho com uma de suas peças, ou mesmo fugindo com o rei para uma casa segura. Xeque-mate é o termo que usamos para dizer que o rei está sendo ameaçado e não tem nenhuma forma efetiva de escapar do ataque. Tanto capturar, como bloquear ou fugir não são possíveis. Se isso acontecer, é declarado xeque-mate e o jogo acaba.

2 – Tempo

O tempo é fator determinante no jogo de xadrez. Os jogadores dispõem de um tempo limitado para pensar nos lances que vão fazer. Para marcar o tempo no xadrez, foi criado um relógio específico, contendo dois cronómetros que funcionam intervaladamente, ou seja, quando um está a cronometrar o outro deve obrigatoriamente estar parado. Dessa forma, quando for a vez de um jogador executar o seu lance, o seu relógio está a funcionar. Quando o seu lance termina e o outro jogador for iniciar o seu lance, acciona o relógio para colocar em funcionamento o relógio do adversário, e automaticamente parar o funcionamento do seu.

Portanto, cada jogador tem um tempo pré determinado para realizar TODOS os seus lances. Quando o tempo de um jogador acaba, é declarada a vitória do adversário.

Atenção: Quando o tempo acaba, mas o adversário não tem peças suficientes para dar xeque-mate (somente o rei, por exemplo), o jogo termina EMPATADO.

3 - Lance ilegal

Quando se comete um lance ilegal no xadrez, popularmente chamado falta, aplica-se uma punição. Tal punição é padrão em todos os tipos de torneio, mas, dependendo do tempo do torneio, a quantidade de faltas que causam a derrota muda. Como este é um torneio rápido (menos de 60 min) uma única falta causa a derrota. Existem diversos tipos de faltas, mas vamos apenas listar as faltas consideradas neste torneio:

A - Não retirar o rei do xeque: Como vimos anteriormente, quando o rei está em xeque o jogador é OBRIGADO a proteger o rei, seja capturando, bloqueando ou fugindo. Quando isso não é feito, o jogador cometeu uma falta.

B - Expor o próprio rei ao xeque: Outra falta muito comum é quando o jogador move o rei para uma casa atacada por uma peça inimiga. Isso também configura uma falta. Expor o rei ao xeque pode ser tanto movê-lo para uma casa atacada, como usá-lo para capturar uma peça protegida. Também é falta quando se move uma peça cravada (que está a bloquear o xeque).

C - Movimentação ou captura da forma errada: Mover uma peça de forma errada ou realizar uma captura de forma errada também é considerado falta.

Atenção: Para a falta ser considerada, o jogador deve esperar que o seu adversário acione o relógio. Se o jogador realizar um lance ilegal, mas não acionar o relógio, pode ainda voltar e corrigir esse lance.

4 – Empate

Existem diversos modos diferentes de se empatar um jogo. Vamos explicar um pouco sobre cada uma dessas situações que determinam que o jogo está empatado.

  • Insuficiência material: Quando ambos os jogadores não têm peças suficientes para ganhar um jogo. Por exemplo: Rei contra rei, Rei e bispo contra rei ou Rei e cavalo contra rei.
  • Rei afogado: uma posição de afogado acontece quando um dos reis está preso, ou seja, não tem nenhum lance possível que possa fazer, mas NÃO está em xeque.
  • Repetição de posições: Um jogador pode reclamar o empate quando uma posição for repetida consecutivamente pela terceira vez pelo adversário durante um jogo. Neste caso apenas é considerado empate se o jogador reclamar esse empate, em caso de não reclamação o jogo prossegue naturalmente.
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora